O filho do Demônio: Felipe III, o Piedoso

Único filho sobrevivente de Felipe II de Espanha com sua quarta esposa, Ana de Áustria, o futuro Felipe III (II de Portugal) nasceu em 14 de abril de 1578. Embora o príncipe tivesse duas irmãs de um casamento anterior de seu pai – Isabel e Catarina – ele era o único herdeiro homem. Seu irmão mais velho, o instável Carlos, falecera muito antes de seu nascimento, ainda durante o matrimônio de Felipe II com Isabel de Valois. Neste contexto, Felipe II preocupou-se acentuadamente em fornecer uma educação esmerada ao filho; em idade adulta, o príncipe se comunicava em latim, francês e português, além do nativo castelhano. Apesar de sua facilidade com línguas e alta competência social, porém, Felipe não era considerado muito inteligente, ao contrário de Carlos, que apesar de toda a sua rebeldia era academicamente dotado, ou mesmo diabolicamente astuto como seu pai; suas principais características eram mesmo a piedade religiosa e a benevolência.

Felipe-III-de-Espana
Felipe III de Espanha

Em 1598, o idoso Felipe II faleceu após um período doloroso de doença, sendo sucedido por seu herdeiro homônimo, que herdou um império cambaleante, revoltas nas Províncias Unidas e uma economia, em geral, bastante fragilizada. Quase que imediatamente, o passivo rei passou as responsabilidades governamentais para o seu favorito Francisco Gómez de Sandoval y Rojas, posteriormente criado duque de Lerma. Ele seria o primeiro de uma longa lista de favoritos – os validos – que governariam o império espanhol naquele século, sendo também o responsável pela mudança temporária da corte espanhola para a cidade de Valladolid.

Apesar da forte influência que Lerma exercia sobre o rei, ele não seria a única força em sua vida. Em 1599, Felipe III casou-se com sua prima Margarida de Áustria. Apesar de ser tão religiosa quanto seu marido, à rainha também não faltava astúcia política, como no caso do ingênuo rei. Enquanto dava à luz aos primeiros dos oito filhos e filhas que teria com Felipe III, ela começaria a se confrontar abertamente com Lerma por influência sobre o marido. Neste contexto, o nascimento do primeiro filho homem do casal, em 1605, garantiu que Margarida criasse uma relação próxima com Felipe III até sua morte em 1611, o que fez com que o partido pró-austríaco tivesse certa vantagem perante Lerma e seus aliados por alguns anos. Foi neste período em que os últimos muçulmanos presentes em Castela foram expulsos, motivo pelo qual Felipe III é mais conhecido.

duquedelerma
O duque de Lerma

Pouco depois da morte da rainha, a administração de Lerma começou a ficar notoriamente frágil. O monopólio de poder nas mãos do favorito e seu enriquecimento súbito atraíram a atenção de membros importantes da corte espanhola, que se aliaram para derrubá-lo; entre eles, estava seu sucessor no cargo de valido, o conde de Olivares, que era próximo do jovem príncipe herdeiro. Pressionado, Felipe III teve que retirar os poderes que dera à Lerma em 1618, mas não antes de apoiar a pretensão do duque para se tornar cardeal, o que o ajudaria a protegê-lo politicamente após a sua derrubada. Após isso, ele mesmo assumiria as rédeas do poder até o fim de sua vida, retornando a corte para Madrid.

No ano seguinte, pouco após visitar Portugal, o rei teria o primeiro ataque da doença que o mataria em 1621. Ele seria sucedido por seu primogênito homem, Felipe IV de Espanha. Com apenas dezesseis anos na época, ele herdaria do pai uma crise política-econômica de grandes proporções no império espanhol, que culminaria na perda do reino português em 1640.

Para saber mais:

http://www.britannica.com/biography/Philip-III-king-of-Spain-and-Portugal

http://www.encyclopedia.com/topic/Philip_III_(Spain).aspx

http://www.historylearningsite.co.uk/spain-under-phillip-ii/economy-under-phillip-iii/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s