Vida e morte do príncipe Carlos de Espanha

Príncipe Carlos, filho de D. Maria e Felipe II
Príncipe Carlos, filho de D. Maria e Felipe II

O único filho de D. Maria e Felipe de Espanha, cujo nascimento levara à morte de sua mãe, era dolorosamente deformado pelo casamentos cruzados entre as casas reais de Portugal e Espanha, tendo apenas quatro bisavós e bisavôs quando o normal seriam oito; por consequência, seus pais eram tão aparentados quanto meio-irmãos seriam. De qualquer forma, o príncipe Carlos, tão doente e temperamental quanto fosse, era o herdeiro de um império, e as negociações e tensões políticas ao seu redor foram proporcionais à sua importância, principalmente depois da ascensão de seu pai ao trono de Espanha em 1555.

Em 1559, aos 14 anos, Carlos entrou num noivado oficial com a princesa francesa Isabel de Valois, filha do rei Henrique II e de Catarina de Médici. Questões políticas, porém, exigiram que a jovem Isabel se casasse com o próprio Felipe II, que tinha mais do que o dobro da idade dela. Apesar dos tropeços iniciais, o casamento parece ter sido satisfatório para ambas as partes – embora o arranjo possivelmente não tenha deixado Carlos muito satisfeito, mesmo considerando-se que noivas de igual ou superior importância à da princesa francesa tenham sido sugeridas em substituição à ela, como a irmã mais nova, Margarida de Valois, e a rainha escocesa Maria, viúva do irmão de ambas. No final, ficou acertado que Carlos se casaria com sua prima Ana de Áustria.

Isabel de Valois
Isabel de Valois

Pouco depois, em 1562, após um acidente que por pouco não o matou, mas deixou seu comportamento ainda mais instável, a antipatia de Carlos em relação ao seu pai cresceu ainda mais, chegando a supostamente conspirar com os líderes da revolta dos Países Baixos contra Felipe II, além de planejar mesmo o assassinato do rei espanhol. Em 1567, ele teria começado seus preparativos para fugir rumo ao centro da revolta contra Espanha.

Em 17 de janeiro de 1568, contudo, o próprio rei, juntamente com alguns conselheiros, foi ao quarto do único filho homem e declarou sua prisão, dizendo que não mais o trataria como um pai, mas como um rei. A partir de então, Carlos ficaria retido aos seus aposentos. Elliot, em sua narrativa dos eventos francamente favorável a Felipe II (1963, pps. 251-253), argumenta que, visto a notável ausência de capacidade de Carlos para liderar um império, juntamente com suas conspirações contra o rei, sua prisão foi em certa medida inevitável, muito embora o autor reconheça que Felipe II foi excessivamente rigoroso em sua punição ao príncipe, o que causou inclusive abertas críticas ao rei na época dos acontecimentos.

De qualquer forma, o herdeiro de Espanha permaneceu na prisão domiciliar decretada por seu rígido pai ainda por mais alguns meses. Em 24 de julho, porém, depois de uma série de greves de fome, a saúde frágil do príncipe cedeu e ele faleceu em seus aposentos sem que seu pai sequer fosse visitá-lo quando ficou visível que sua morte era iminente. Essa chocante frieza de Felipe II levaria inevitavelmente a boatos que ele mandara envenenar o príncipe Carlos, embora Elliott escreva que a morte de seu herdeiro deixou o rei abalado. Isabel de Valois, que mesmo depois do término de seu compromisso com Carlos ainda mantivera boas relações com ele, também ficou profundamente chocada. A hipótese de que a morte de seu enteado tenha contribuído para o fim prematuro de sua gravidez e consequente morte de mãe e filha não pode ser descartada por completo. Viúvo pela terceira vez e sem um herdeiro homem, Felipe II se casaria novamente em 1570 com a antiga noiva de Carlos, Ana de Áustria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s